ASMR - O QUE É? VOCÊ TEM?

26/08/2019

Oi gente! Desde muito novinha sempre gostei de alguns sons específicos, eu achava curioso pois ouvir esses sons sempre me relaxavam bastante. Foi com quase 27 anos que eu descobri que se trata de ASMR. Pesquisei a respeito e descobri várias coisas. Vem, que eu vou contar tudo.

Fonte: Google Imagens
Fonte: Google Imagens

ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, traduzindo Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) é um fenômeno biológico caracterizado por uma agradável sensação de formigamento geralmente sentida na cabeça, couro cabeludo e outras regiões do corpo, vai da sensibilidade de cada pessoa, em resposta a vários estímulos que podem ser visuais, auditivos e cognitivos. Na internet, o conteúdo se apresenta (em especial no youtube, um verdadeiro paraíso) com vozes suaves, sussurros, sons de objetos diversos, com o objetivo de propor relaxamento e uma melhor noite de sono. Para um melhor resultado aconselha-se o uso com fones de ouvido e ambiente calmo.

Pesquisando a respeito, vi que outras pessoas também possuem sensibilidade para o ASMR (como o Nicolas Araújo, meu amigo do blog "O pequeno jornalista" deixarei o link pra vocês no final desse post, sou apaixonada pelo conteúdo.) e outras que nem tanto. Descobri que existem até microfones específicos (chamado de microfone bineural) para esse tipo de conteúdo, na intenção de tornar a experiência melhor possível. Eles inclusive possuem formatos de orelha e são extremamente sensíveis.

Procurei muitos canais sobre o assunto que despertasse diversos dos meus gatilhos, e acabei achando o canal Sweet Carol, da Carol Rossi que é praticamente uma especialista no assunto. Lá encontrei vários tipos de vídeo diferentes, cada um com sua finalidade limpar orelhas, carinho no cabelos, massagem no couro cabeludo, colocando piercing, para provocar arrepios dentre outros. Todos sons suaves e voz calma, iluminação leve para proporcionar melhor proveito desse momento.

Nesses vídeos, a gente descobre quais são os nossos gatilhos, ou seja quais são os sons que mais nos causam relaxamento (lembrando que cada sente de uma forma, uma vez que os estímulos reagem de em cima da sensibilidade de cada um.) Os meus por exemplo, são barulhos de plástico, conta- gotas de vidro, caixas de papelão, dentre alguns outros. E você? Também se identifica? Nesse post, vou deixar alguns vídeos para que possa fazer esse teste. Aproveite!

Beijos!

Ps: Abaixo o blog do "Nic" pra vocês conhecerem e lerem com muito carinho!