RESENHA LITERÁRIA - JANTAR SECRETO

22/07/2019

Eu já tinha terminado uma leitura quando "meu preto" me sugeriu o livro com a certeza de que eu ia me apaixonar por ele. E o neném tinha razão, li Jantar secreto em 24 horas. Foi a primeira vez que isso aconteceu nesses meus 28 anos e mais de trocentos livros lidos e devorados durante a vida. Vem que eu conto tudo.

@julliterra
@julliterra

O livro conta a história de Dante, Leitão, Hugo e Miguel. Amigos de infância nascidos em Pingo D'água uma cidadezinha de interior do Paraná que veem na faculdade a chance de mudar de vida e com isso partem para o Rio de Janeiro em busca desse sonho.

Com o passar dos anos na cidade, eles percebem que tudo não sai conforme o planejado e precisam encontrar uma maneira de pagar o aluguel afim de não assumir o fracasso aos seus seus pais e voltar para "Pingo". E é nesse momento que se tem a ideia de um jantar refinado para arrecadar a grana que pagaria a dívida, porém um dos meninos resolve incluir um ingrediente especial ao rango: Carne humana!

É uma mistura de filme do Tarata (Quentin Tarantino), com Clube da luta. Lembrei em uma das passagens de clube da luta e Navio fantasma (Pra quem já viu, a cena que a menina Kate mostra a desbravadora como se desenrolou os acontecimentos no navio). Também me recordei de Sweet Tood - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet estrelado pelo lindo do Johnny Depp e Helena Bohan Carter onde ele mata os clientes e ela faz torta deles.

@julliterra
@julliterra

A leitura é muito fluida, e a cada página queremos saber o que vai acontecer a seguir. Eu pelo menos, nessas 24 horas não consegui parar de ler, ela simplesmente te prende de tão gostosa. Por ser contemporânea os temos, gírias são bem atuais. Os acontecimentos se passam entre 2014 e 2016 e te dá a impressão que ta acontecendo do seu lado. Outro destaque é para o momento "Certa vez em um banheiro público" onde frases de todos os tipos são escritas, e algumas delas até mexem coma a gente.

O livro nos faz reflexões sobre amizade, dinheiro, status, vaidade. autoestima, medo, drogas, e outras coisas. O final é surpreendente e eu tive que ler duas vezes pra ver se realmente não tava lendo errado. Recomendo demais a leitura simplesmente maravilhosa.