MENSTRUAÇÃO: DICAS E COMO SOBREVIVER A ESSES DIAS

05/08/2019

Todos os meses é a mesma coisa em alguma semana do seu mês, ela chega as vezes em avisar, ou então depois de dar vários sinais nada agradáveis de que estava chegando. A menstruação pra grande maioria das mulheres é como aquela visita indesejada na casa da gente que mal chegou e já queremos que vá embora.

Em resumo, não tem jeito. Depois de um tempo a gente acaba se acostumando e descobrindo que tem uma maneira de passar por esses dias um sem tanto sofrimento seguindo algumas dicas, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje nesse post.


Os impactos da menstruação varia muito de mulher pra mulher, cada uma sente de uma forma. Em algumas o fluxo é mais intenso, sendo necessária mais trocas de absorvente por dia, em outras nem tanto, a duração também muda. Em algumas uma semana, em outras três dias no máximo. O mais um importante é saber que nesse momento íntimo e único em nossa vida, é essencial que nos olhemos com um pouco mais de cuidado e carinho para nós mesmas, tudo para que a passagem por essa fase seja um pouco mais leve, nos olhar com um pouco mais de amor e zelo é fundamental.


Meninos (a) tendem a reclamar de suas mulheres nesse período justamente por conta da famosa TPM (que falaremos mais a frente). Tenham paciência! No período menstrual, uma série de mudanças estão acontecendo ao mesmo tempo em nosso corpo, e é muito natural a irritabilidade, a sensibilidade acima do normal, como dito anteriormente é uma fase. O companheirismo e parceria de vocês nesse momento é fundamental para que a passagem por esse período seja mais tranquila. Vale um carinho, um mimo, um abraço mais apertado, e um cafuné. Seja amigo (a) da sua parceira.

MALDITA TPM! 

A TPM (tensão pré menstrual) tem seu inicio de 5 a 10 dias antes da menstruação vir. Os sinais podem ser físicos ou psicológicos. Os mais comuns são as mudanças repentinas de humor, cansaço, irritabilidade dor de cabeça, dentre outros.
Para passar por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a passar por esses dias um pouco melhor.


Beba bastante água - Isso ajuda a diminuir o fluxo intenso e a mantem hidratada. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas nesse período.

Evite alimentos muito gordurosos - Eu sei que nesses dias tudo o que queremos é nos afundar numa bacia de brigadeiro e comer como se não houvesse amanha, mas ingerir esses alimentos em excesso pode contribuir bastante para os sintomas da TPM se manisfestarem com mais frequência. O ideal é evitar os doces, sal, cafeína e seus derivados em excesso. Dê preferencia a frutas, vegetais e grãos.

Não deixe que a menstruação atrapalhe o seu dia - Como falamos no inicio desse post, tenha mais cuidado e carinho com você mesma. Invista naquela hidratação nos cabelos, faça as unhas, durma pelo menos sete horas por noite para acordar bem disposta e aproveite as coisas que gosta de fazer, pode ser fazer uma caminhada no parque ou namorar bastante o "moreno".


Pratique execícios - Caminhar no parque, pedalar, correr, fazer Ioga são algumas das atividades que podemos recorrer. Por liberara endorfina, os mesmos ajudam no combate das cólicas e outros sintomas do período.

ABSORVENTES - QUAL USAR? 

O fluxo menstrual varia muito de mulher para mulher como dissemos anteriormente, geralmente as mulheres com fluxo mais intenso, deve ter um cuidado redobrado na escolha do absorvente para usar a fim e evitar vazamentos, e lhe proporcionar durantes esses dias conforto e segurança.

Geralmente, opto pelo modelos noturnos, uma vez que são mais longos no comprimento e mais largos. Justamente para evitar os vazamentos durante o sono quando nos movemos bastante. Lembre-se que o que vale é o seu conforto e não "ficar suja". Se achar que um apenas não irá lhe proteger, use dois emendados e certifique-se que não ocorrerá acidentes.

 Algumas meninas não sabem qual o posicionamento de seu fluxo, e isso é importante na hora de por o absorvente. Observe sempre a posição do mesmo, se é mais para frente ou mais para trás.

Troque seu seu absorvente de quatro e quatro horas ou menos dependendo da intensidade de seu fluxo. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias.


Acreditem ou não, a blogueira de vocês jamais fez uso de absorventes internos (uma questão de gosto mesmo). Caso você faça parte desse time ou esteja pensando em mudar, compre-o de acordo com seu fluxo. Eles são divididos entre pequeno, médio e super (este para mulheres com fluxo mais intenso) se atente as instruções da caixa ao modo de utilizar, e o tempo de troca entre um ou outro.