MARKETING STAGE

Eventos de Marketing são excelentes espaços para agregar conhecimento, reciclar conceitos, e claro, conhecer novas pessoas e estabelecer contatos e parcerias (um beijo para o networking). O problema é que a maioria são pagos e o valor não é baixo. Mesmo sabendo que tal custo é um investimento, nem sempre temos condições. 


Desde de que comecei a trabalhar com mercado/comunicação, foram pouquíssimas as palestras em que participei aqui no Rio de Janeiro, na maioria das vezes viajei para algumas cidades a fim de participar de workshops. Infelizmente os encontros para se aprender sobre a profissão são bem escassos por aqui e quando se tem algo, o valor (como citado acima) é alto e foge de nossos orçamentos. 


Fiquei sabendo do Marketing Stage, em um grupo da faculdade de alunos da graduação. E logo o que me chamou atenção foi o fato ser gratuito. Li bastante a respeito em sua fanpage no Facebook e logo fiz minha inscrição (ainda bem, pois as vagas se esgotaram rapidamente). Uma amiga de curso me indicou o grupo no Whatsapp, diversas pessoas que participariam (ou não) já estavam por lá e por esse canal ficávamos sabendo sobre informações, os palestrantes que iriam se apresentar, ou até mesmo fazendo contatos e conhecendo os outros que estariam presentes. Ali, divulgamos o nosso trabalho, partilhamos experiências, dentre outras coisas. Eu fiz amizade com um dos responsáveis o Wilson Souza, trocamos muito conhecimento e conversamos muito sobre o marketing, foi enriquecedor pra mim todo o conteúdo que nesses papos aprendi. Ajudei a galera na divulgação em meus stories no Instagram e fiquei ligada em tudo do grupo até o grande dia.

Tivemos ao todo nessa edição oito palestrantes com vários temas interessantes dentro do mundo do Marketing. Por motivos de força maior, não pude ficar em todo o evento (como chorei com isso) mas assisti três palestras as quais fiquei apaixonada. Nosso bate-papo aconteceu na ECDD (Escola de comunicação e design digital - Instituto Infnet), e preciso destacar o meu encantamento com o local e em quanto se respira comunicação naquele lugar. Simplesmente incrível

      AS PALESTRAS QUE ASSISTI

A palestra do Claudio, falou sobre a formação das redes nos mercados que estão surgindo. Ele trouxe um pouco de sua experiencia e compartilhou sobre seus trabalhos e projetos nos seus mais de 20 anos de carreira. Nos explicou sobre a importância da relação de nós com o negócio, o setor e o mercado, o que podemos fazer para agregar nas redes que estão a nossa volta, seja no bairro, na cidade ou em qualquer outro lugar e no quanto propor mudanças e melhorias pode contribuir para o fortalecimento dessas redes. 

A palestra da Joana foi super interessante e era uma das mais esperadas de todo o evento, afinal todo mundo quer entender o que se passa na cabeça do consumidor para adquirir tal produto, o que é determinante na hora da compra, se ela é planejada ou por impulso. Muito foi falado sobre a experiência que o consumidor vive ao participar de um grande evento ou usar tal objeto de determinada marca, e a evolução das mesmas na hora de utilizar a publicidade. Aprendemos um pouco sobre quais os recursos utilizados pela neurociência para estudar o comportamento do cliente e como se aplicam, e a Jô também levou alguns cases de campanhas famosas como a da Mapfre e do Posto Ipiranga, que nos esclareceu ainda mais sobre assunto. 

Diego, também trouxe seu conhecimento para partilhar conosco de maneira bem descontraída e informal (a começar por seu slide que eu achei lindo). Falou sobre os lugares que já trabalhou, sua experiencia na Espanha, os estudos que fez sobre algumas hashtags utilizadas durante a Copa do mundo do Brasil em 2014 das grandes marcas dentre elas Sadia, Itaú e Guaraná Antártica. Um dos pontos altos de sua apresentação, foi sua colocação a respeito da constante mudança da publicidade. Segundo ele, "A publicidade é parte da industria criativa que está em transformação constante". Ainda sobre esse mercado, ele explica que "é importante entender os dados, e trabalha-los com inteligência para realizar algo, e o mais importante, manter a calma para a excelência no resultado final."

           CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Muito enriquecedor para os profissionais e estudantes da área. É olhando para eventos como o Marketing Stage, que percebo que o amor pela profissão é capaz de fazer tudo acontecer e dar certo. Lembro-me que na faltando uns um ou dois dias, tivemos algumas desistências de pessoas que não poderiam comparecer mas gostariam de passar seus ingressos ao que não conseguiram se inscrever a tempo pois as vagas se esgotaram rapidamente. Logo uma corrente foi formada no grupo do Whatsapp, os responsáveis organizaram uma estratégia de repassar os convites aos novos donos proporcionando a estes a chance de fazer parte das apresentações. 


As palestras muito ricas e cheias de conteúdo, com certeza aprimoraram o trabalho que quem já atua na área e de quem ainda está aprendendo sobre ela. O fato de ser sem custo também foi interessante, o que sintetiza que o mais importante era o passar conhecimento com intuito de tornar os presentes em profissionais mais qualificados e capacitados para o mercado da comunicação. 


Parabenizo a todos pela dedicação e principalmente pelo amor ao ofício. Agradeço a todos os envolvidos pela confiança e por me permitirem publicar uma matéria especial aqui no blog. Estaremos juntos! Obrigada por me proporcionarem um Sábado tão incrível.


        Nos botões abaixo, você fica por dentro do que é o evento em suas redes sociais.